quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Sorrisos devem ser vontade, não necessidade!

Sorrir é maravilhoso. É bom para você -principalmente para os músculos da sua face- e talvez seja ainda melhor para quem vê você sorrindo e sorri também. MAS, o sorriso verdadeiramente prazeroso é aquele que é orgânico, natural, espontâneo. Ou seja, o belo sorriso deve representar a vontade momentânea de sorrir. Excetuando as manifestações artísticas, TER que sorrir é abominável. E, frequentemente, nos vemos em situações nas quais esticamos os lábios para os lados, a fim de socializar com pessoas, de agradar alguém, conseguir uma boa impressão ou posar para a câmera.

Uma vez, em uma conversa descompromissada, levantaram uma questão interessante: a evolução do sorriso durante a vida de uma pessoa. Estávamos tentando arranjar uma explicação que nos ajudasse a compreender o motivo dos sorrisos das crianças, ou ainda mais dos bebês, serem bem mais alegres e sinceros do que os dos adultos. Claro, a ingenuidade e o desconhecer das mazelas mundanas por parte de um bebê permite que a alegria se irradie de forma lúdica, originando aquele sorriso bonito que faz com que os grandalhões à volta do pequeno babem.

É triste admitir, mas, com o decorrer do tempo, o nosso sorriso muda, transforma-se. Além de sorrirmos cada vez menos.

Às vezes, de tanto forçamos o sorriso, tem hora que os lábios não obedecem mais, tendo que receber a ajuda dos dedos.
Será que ele irá sorrir assim daqui a 30 anos? Espero que sim, mas...

As pessoas quiseram vê-lo sorrindo.

Esse sorriso, por sua vez, poucos querem ver pela frente.

11 comentários:

Anônimo disse...

Não há comentários que possam dizer mais do que sinceras palmas.
Um ótimo assunto a ser dito.
De fato, "abominável" é a melhor palavra para descrever qualquer coisa falsa, não só o sorriso.

"Além de sorrirmos cada vez menos."
Eu sou muito suspeito nessa hora para falar de sorrisos. Ou, se for verdade, quem tivesse perto de mim quando criança, acharia que eu cresceria sendo o Coringa (aquele [i]brincalhão[/i] dos desenhos, não o lunático do filme).

Imagino que após ler o título, se deparar com a primeira foto, qualquer um já vê a genialidade que sairá na dissertação: excelente conjunto!

Agora chega de [i]paparicação[/i]!

Barbara disse...

Não só o sorriso, mas tudo é sempre bem melhor quando é espontâneo. Mas essa é só minha opinião..

Sorrir, além de obrigação, virou até mania. Mas o pior é quando vce, por não sorrir, seja por sensação, mania ou ser vce mesmo.. é julgado horrores por isso; aí é pra chutar o balde.

Existem variações como a gargalhada interna, o delicioso sorriso sarcástico e etc. São meus favoritos.

E ironicamente. O conjunto de letras para ser possivel eu publicar esse comentário foi "latee". Ok. Agora eu ri.

Barbara disse...

Escreves bem, hein Ivanildo. Congratulações!

Pelónnnn??? disse...

Agradeço-te por teres abordado o sorriso e não o riso.
O sorriso é o transbordamento da alma sincera. o sorriso como muito bem mostrado nas suas primeiras fotos, não é nada sem o olhar, sem a vontade.
"Excetuando as manifestações artísticas, TER que sorrir é abominável."
Discordo de ser abominável. Só uma alma atormentada e vivida é capaz de dar valor ao sorriso.As pessoas que sorriem à toa e falsamente simplesmente não viveram o bastante (e eu me incluo aqui). Ou talvez, quem sabe, nunca leram ou viveram filosofia, nunca apreciaram milton nascimento. Acho que to sendo um pouco extremista, creio que existam pessoas pessoas verdadeiras que nunca ouviram Milton. Creio não ser bacana julgar ato nenhum de pessoa nenhuma sem saber todas as circunstâncias de tal e ato e tal pessoa. E almirzão foi preciso: "Ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso porque já chorei demais".

Anônimo disse...

Bemmmmm, o meu sorriso é sempre espontâneo. Adoro sorrir e jamais o faço a força, acho que já faz parte da minha personalidade, é coisa de alma... adoro rir, sorrir, gargalhar....
Beijo e to gostando muito do seu jeito de escrever . Eita talento bão.

Unknown disse...

Tem que saber a hora,saber a hora,é só uma questão de dosagem saca?
As vezes sorrimos,sem a vontade e gana,mas pelo mesmo motivo que fazemos muitas outras coisas não exatamente "contra a nossa vontade" mas simplesmente por algum outro motivo. ^^

Anônimo disse...

Além do blog ser muito bem escrito , os comentários são ótimos , acrescentam e levam à reflexão.Bom espaço prá vir todos os dias.

Anônimo disse...

Concordo com você quando diz que TER que sorrir é abominável. Entendi sua frase como se referindo aquele ter que sorrir quando se tem vontade de mandar pro inferno alguém, mas a boa educação não permite! hehehe
Agora, no dia-a-dia , acho muito bom sorrir! É uma sensação que fica muito melhor quando vc constata que um sorriso quase sempre recebe outro de volta!
Mas que está cada vez mais difícil se sorrir ultimamente, está!
Sinto que, por pior que esteja nossa vida corrida e outros "probleminhas básicos", quando damos um sorriso sincero, a aura parece que muda ao nosso redor.
O sarcástico...afff... esse não aguento mesmo!
Bom diaaaaaaaaaa Ivan!!!!! :))

Anônimo disse...

O tal sorriso social, aquele que não é verdadeiramente natural, faz parte do dia-a-dia. Quero dizer... deveria fazer, muitas vezes as pessoas mal conseguem dizer bom dia, quanto mais sorrir. Agora, um sorriso bonito, espontâneo, 'pra fora' e de alma, esse sim, dá gosto de ver. Um sorriso, um simples sorriso, pode salvar um dia!

Ivan Oliveira disse...

Cris, você tirou palavras da minha boca. Nunca iria imaginar que os comentários seriam tão construtivos. Aos leitores, obrigado pelos pensamentos postados.

Ao Gueto: penso no sorriso como algo multipolar, mas, para escrever o texto, simplifiquei uma divisão entre o sorriso "como transbordamento da alma sincera" e o sorriso "sem a vontade, sem o olhar". Só que encaro "Tocando em frente" como uma letra otimista, apesar da beleza singela pautada em frases que parecem ser verdade absoluta, e acredito que são. Será que "Conhecer as manhas e as manhãs" traz o verdadeiro sorriso? Ou subtrai o verdadeiro sorriso?

Não sei.

Pelónnnn??? disse...

fantástico1
levastes-me a outra reflexão.. a experiência traz o pessimismo ou o otimismo?
acho q depene da experiência não?